Blog


Advogado Criminalista Significado

O advogado criminalista, também chamado de advogado de defesa criminalista e os defensores públicos defendem indivíduos, organizações e entidades que foram acusadas de um crime.

A área de atuação do advogado criminalista tem como base o direito penal e se estende por variados aspectos como os crimes de violência doméstica, crimes sexuais, crimes violentos e crimes relacionados a drogas, passando por condução de veículo sob efeito de álcool, roubo, peculato e fraude.

Para atuar com maestria, o advogado criminal realiza uma entrevista com o acusado e este, por sua vez, fornece detalhes relevantes à defesa de um bom advogado criminalista experiente.

Eles podem representar réus que enfrentam acusações criminais em tribunais estaduais, federais e de apelação. Seu escopo de prática inclui audiências de fiança, conciliação, julgamento, audiências de revogação, liberdade condicional, recursos e trâmites legais após a condenação.

Como parte das funções de trabalho de um advogado, aquele que escolhe a área criminal precisa:

  • Investigar o caso e entrevistar testemunhas;
  • Pesquisar jurisprudência, estatutos, códigos de crimes e direito processual;
  • Construir uma defesa e desenvolver uma estratégia de caso;
  • Negociar com a promotoria para reduzir penas;
  • Advogar pelo réu em julgamento;
  • Elaborar, arquivar e argumentar recursos.

Como Escolher um Advogado Criminal

Entretanto, para uma atuação promissora, é imprescindível que o advogado criminalista tenha excelente habilidade de defesa oral e escrita, porque deve discutir o caso perante um juiz e precisa persuadir o júri.

Habilidades do advogado criminalista

Além do momento do julgamento, outras competências devem ser levadas em conta desde o início da contratação.

Isso porque as habilidades investigativas e de pesquisa também são importantes na construção do caso de um cliente e no estabelecimento de uma defesa impactante.

É por isso que os advogados criminalistas também precisam demonstrar muita criatividade e aptidão analítica bem desenvolvidas para definir estratégias legais, analisar a jurisprudência e litigar casos complexos.

Outro ponto importante é a compreensão e domínio profundo das regras estaduais, federais e locais, procedimentos judiciais, leis de provas, juízes e acesso ao sistema de justiça criminal com eficiência e competência.

Além disso, disponibilidade e paciência para explicar de maneira clara são características fundamentais para construir um forte relacionamento entre cliente-advogado.

Justamente por isso, o advogado criminalista entende que os réus criminais, muitas vezes, passam por vários advogados antes de escolher aqueles que mais se adaptam às suas necessidades. Dessa forma, este profissional deve ter a capacidade de atrair e reter os clientes corretos para a prática da defesa criminal.


Atuação do Advogado Criminalista

A maioria dos advogados criminais trabalha em consultório particular ou em um escritório de advocacia. Alguns trabalham para agências sem fins lucrativos ou para o governo como é o caso dos defensores públicos, por exemplo.

Eles freqüentemente se reúnem com clientes fora de seu escritório no tribunal, prisões, hospitais e outros locais sendo que, quando atuam em desígnio nacional, precisam viajar com frequência.

Início de Carreira

Muitos advogados criminalistas iniciam suas carreiras como promotores ou defensores públicos.

Um defensor público é um advogado nomeado pelo tribunal para representar os réus que não podem pagar um advogado.

Porém, o direito penal é um nicho de prática crescente. À medida que as taxas de criminalidade e as leis criminais se tornam mais abrangentes, o número de pessoas presas e ou condenadas também aumenta.

Com isso, as taxas de criminalidade e as populações prisionais explodem em todo o país e, quanto mais pessoas são acusadas conforme as leis estaduais e federais, mais advogados criminalistas precisam ser contratados para realizar a defesa.

Advogado Criminalista Função

O advogado criminalista, normalmente, pode prestar os seguintes tipos de atendimento: defender acusados; tutela de interesses da vítima (processar os acusados pelo crime); consultivo (consultoria do Direito Penal); contencioso de massa (representa empresas acusação/defesa).

Entre outras funções do advogado criminalista, incluem-se as medidas de urgência. Por isso, muitas vezes o advogado criminalista trabalha com plantões 24h, isto é, para acompanhar alguns tipos de situações que podem ocorrer a qualquer momento como, por exemplo:

  • PRISÃO EM FLAGRANTE ele pode acompanhar a prisão em flagrante até a delegacia, orientando o indiciado sobre a importância de ficar calmo e exigir um telefonema para sua família. Neste caso, pode e deve solicitar a presença de um advogado criminalista de sua confiança para conduzi-lo e orientar pessoalmente;
  • PREVENTIVA → além do flagrante, também existe a revogação de preventiva que é quando a pessoa foi presa por uma decisão anterior decretada e o advogado criminalista faz o pedido de anulação do decreto;
  • CUSTÓDIA → a audiência de custódia informa que o indivíduo preso em flagrante tem o direito de ser apresentado à autoridade judicial em até 24h após o flagrante. Nesta audiência é que será avaliada a necessidade de permanecer em prisão e sobre a legalidade do procedimento;
  • PROVISÓRIA → a liberdade provisória também constitui uma das ferramentas de trabalho do advogado de defesa criminalista e implica em liberar o réu do cárcere durante o processo. Neste caso, o profissional irá verificar se esta é cabível e, caso seja aceita, deve ser cumprida dentro de 24h;
  • HABEAS CORPUS → garantia preventiva com a ameaça no direito do paciente ou liberatório, que é quando o acusado já foi preso (liberdade restringida).

Advogado Criminalista em BH

Se você ou um familiar precisam de atendimento referente às questões mencionadas, conte com os profissionais experientes e competentes da Mota Advogados, com atuação no Tribunal do Júri, Varas Especializadas e Comuns; Tribunais de Justiça, nos Tribunais Regionais Federais, e até Tribunais superiores (STF e STJ).

Atuamos no âmbito criminal oferecendo PLANTÃO 24 HORAS! Entre em contato para mais informações:

Dra. Ana Carolina Mota Ramos (31) 98721-0278
Dr. Gustavo Oliveira Mota (31) 99205-1344
Dr. Alessandro Eugenio dos Santos (31) 99985-4246

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Agência de Marketing Digital - Criação de Sites - Otimização de Sites